Sobre a Região

Once Upon a Day…. Estamos num dos locais mais bonitos de Portugal: O Parque Natural da Arrábida, rodeado por uma beleza deslumbrante e pelas águas turquesa das praias da Arrábida. Pertence ao distrito de Setúbal com o seu património histórico e localização ribeirinha que também é um ponto de partida para navegar ao longo da costa da Arrábida ou do rio Sado, onde se pode deslumbrar com a comunidade local de golfinhos.

Esta é uma região habitada desde há 2000 anos, com uma história riquíssima e que prima pelas suas paisagens luxuriantes, o seu enorme potencial turístico e a importância dos seus recursos naturais, protegidos, pelo Parque Natural da Arrábida, pelo Parque Marinho Luís Saldanha e pela Reserva Natural do Estuário do Sado.

Quer na serra, em plena natureza, na bonita costa, no mar, ou nas históricas cidades e vilas em redor, as experiências e possibilidades de novas aventuras são inúmeras e a paisagem inesquecível.

A Serra da Arrábida

O Parque Natural da Arrábida foi fundado em 1976, com uma área aproximada de 10 800 hectares, protegendo a vegetação de tipo mediterrânico nascida deste microclima com semelhanças a regiões Adriáticas, como a Dalmácia.

A fauna é bastante diversificada, apesar de ter sofrido grandes alterações desde o século XIX. Até ao início do século XX era ainda possível observar lobos e veados. Da fauna atual fazem parte, entre outros, a raposa, o javali, a lebre, o morcego, a águia de bonelli o bufo real, a perdiz e o andorinhão real.

Mas nem só a beleza natural é um ponto de atração nesta bonita serra. Nela também encontramos vestígios do património histórico de Portugal, como o Convento da Arrábida, construído no século XVI, que abrange, ao longo dos seus 25 hectares, o Convento Velho, situado na parte mais elevada da serra, o Convento Novo, localizado a meia encosta, o Jardim e o Santuário do Bom Jesus. Um local que vale a pena visitar.

Experiências memoráveis para levar para casa e contar uma história.

As Praias da Arrábida

As praias protegidas pela serra, de águas tranquilas e transparentes, são populares entre os habitantes de Setúbal e Lisboa. O Portinho da Arrábida, uma baía com uma pequena ilha, a Anicha, que forma um porto natural abrigado pela serra é, junto com a Praia da Figueirinha, uma das mais populares da região e a Praia do Creiro, uma das maiores praias e com maior extensão costeira. Existem ainda as praias de Galapinhos, eleita em 2017 como a melhor praia da Europa pelo portal European Best Destinations, Galapos e a Praia dos Coelhos.

Para além disso, existe toda a península de Troia, com praias que vão até à comporta e cujas praias são cada vez mais procuradas.

Setúbal

A cidade de Setúbal está inserida na denominada Costa Azul, é uma importante zona portuária e de comércio. Uma das suas principais atividades é sem dúvida a pesca e cada vez mais vem sendo procurada por turistas, que encontram na cidade e na sua envolvente, excelentes roteiros para descobrir.

Com um centro histórico agradavelmente cuidado, o comércio tradicional ladeia ruas pedonais que nos encaminham para uma simpática avenida, que oferece um enorme e refrescante jardim.

Situada sobre o Rio Sado, a cidade oferece ao visitante o melhor e mais fresco peixe e marisco, sendo particularmente conhecida pelo seu choco frito, bastante procurado e que até dispõe de uma estátua a ele dedicada no centro da cidade.

Na cidade em que nasceram vultos da cultura portuguesa, nomeadamente Bocage (poeta do séc. XIX, conhecido pelo tom irónico e a crítica social que inseria em tudo o que escrevia) e Luísa Todi (importante cantora lírica) merecem especial referência o Convento de Jesus em estilo gótico-manuelino que alberga o Museu da Cidade e o Forte de São Filipe. Atualmente convertido numa Pousada, é um ótimo miradouro sobre a cidade, o Rio Sado, Troia e a Serra da Arrábida.

Em redor de Setúbal encontram-se áreas de natureza preservada, nomeadamente a Reserva Natural do Estuário do Sado, onde se podem observar golfinhos em liberdade, e o Parque Natural da Arrábida, de características únicas, com espécies que só se poderão encontrar em áreas próximas do Mediterrâneo.

E se gosta de castelos, pode visitar três muito importantes nesta zona: Setúbal, Sesimbra e Palmela. Definitivamente vale a pena uma visita para admirar a arquitetura assim como as amplas vistas.

CABO ESPICHEL

O Cabo Espichel é um promontório localizado a oeste da vila de Sesimbra. É delimitado a sul e oeste pelo oceano Atlântico e a norte pela estrada nacional 379 e Ribeira dos Caixeiros. Marca a extremidade sudoeste da península de Setúbal. No cabo vislumbra-se, vertiginosa e abissal, a Baía dos Lagosteiros.

No Cabo Espichel situa-se o conjunto do Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, constituído pela Igreja de Nossa Senhora do Cabo, Ermida da Memória, Casa dos Círios, Terreiro no Cabo Espichel, Cruzeiro, Casa da Água e Aqueduto no Cabo Espichel. Um santuário que teve origem numa lenda popular do século XIII, depois de um homem ter tido uma visão de uma grande luz que brilhava sobre o Cabo. Lá chegado, teria visto Nossa Senhora subindo no dorso de uma mula pela rocha acima. O local tornou-se muito popular junto dos peregrinos dando origem à construção e desenvolvimento do complexo do Santuário.

Saiba como fazer a sua reserva

Escolha a sua experiência, clique aqui e envie-nos um email com os seus dados de reserva. Nós responderemos com a confirmação da sua reserva e a informação completa sobre a mesma.